2025: Quantum & Biotech — a ciência muda o jogo
De máquinas quânticas avançadas a chips cerebrais e centros tecnológicos em expansão, a inovação científica ganha força global — com novos investimentos estratégicos.
SCI-TECH
-
A computação quântica deixa os laboratórios — está pronta para a vida real
Líderes do setor, como Nvidia, anunciaram que a computação quântica já atingiu um ponto de viragem, graças a avanços decisivos em correção de erros. Em maio, o Google fez o processador Willow resolver uma tarefa em 5 minutos que levaria à vida útil do universo para computadores tradicionais thetimes.co.uk. Com centros de pesquisa nos EUA e Reino Unido, o enfoque agora é em aplicações como navegação, saúde e logística — embora preocupações com a quebra da criptografia atual pressionem para adoção de segurança quântica antes de 2035 thetimes.co.uk.
-
IBM anuncia o Starling: super evolução para 2029
A IBM revelou planos para construir até 2029 o IBM Starling, o primeiro computador quântico tolerante a falhas, com 200 qubits e capacidade para 100 milhões de operações — até 20 000× mais veloz que os sistemas atuais investors.com+1thetimes.co.uk+1. O investimento de US$ 30 bilhões em P&D intensifica a corrida quântica em áreas como fármacos, materiais e química computacional investors.com.
-
A era quântica pragmática já começou: o salto de erros corrigidos para aplicações reais indica que empresas e governos precisam se preparar para um novo patamar tecnológico.
-
IBM assume a liderança industrial: com o Starling, a expectativa é avançar em setores críticos e atrair atenção do mercado — o que já impacta ações na bolsa.
-
Estratégia de longo prazo no campo científico: o Reino Unido aposta em inovação regionalizada, fortalecendo centros de excelência e estimulando a criação de empregos e startups tecnológicas.
-
Reino Unido intensifica aposta: £86 bi em ciência e tecnologia
O governo britânico anunciou um pacote de £86 bilhões ao longo de 4 anos, incluindo £22,5 bi por ano para pesquisa e desenvolvimento em biotecnologia, inteligência artificial, semicondutores e baterias duráveis theguardian.com. O plano distribui fundos regionalmente — Liverpool, Manchester, País de Gales, Irlanda do Norte — e visa impulsionar a segurança nacional e a competitividade local.